152018maio
SOROCABA (SP) ABRE OFICIALMENTE PROGRAMAÇÃO DO MAIO AMARELO COM PAINEL VIVO

SOROCABA (SP) ABRE OFICIALMENTE PROGRAMAÇÃO DO MAIO AMARELO COM PAINEL VIVO

SOROCABA (SP) ABRE OFICIALMENTE PROGRAMAÇÃO DO MAIO AMARELO COM PAINEL VIVO



Município é o mais novo a integrar o Programa Laço Amarelo

Um painel vivo com a mensagem “Trânsito é feito de gente. E a gente merece respeito” foi apresentado à população nesta quarta-feira (9 de maio) no canteiro central da avenida Itavuvu, em frente à UPH Zona Norte, pela Urbes – Trânsito e Transportes e o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) para marcar a abertura oficial do Movimento Maio Amarelo no município, que é sede de região metropolita. O painel vivo foi produzido com o apoio da 3M e criação da Agência Atua. A campanha que ilustra o painel é uma realização da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), que doou todo o conteúdo da campanha, composto de vídeo, spot de rádio e materiais para impressão e publicação em redes sociais, para a sociedade, em ações de educação para o trânsito.

Assim como ocorreu no lançamento, em horários e dias específicos deste mês de maio, um ciclista vai pedalar uma bicicleta, ocupando o espaço do pictograma do painel, impactando diariamente milhares de pessoas que passam pelo local. A ideia é motivar a cortesia, a boa educação e a gentileza entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

Este ano, o Maio Amarelo tem o tema “Nós somos o trânsito”, como um estímulo a todos optarem por um trânsito mais seguro no município. Luiz Carlos Franchim, presidente da Urbes, destacou o trabalho que o município vem realizando nos últimos anos para reduzir o número de acidentes de trânsito. “Sorocaba já atingiu a meta da ONU em reduzir, no mínimo, 50% o número de vítimas no trânsito até 2020”, afirmou. Em 2011, o município teve 74 mortes no trânsito. No ano seguinte, em 2012, o número reduziu para 50. Em 2013, foram 61 vítimas fatais. Em 2014, este número passou para 44. Em 2015 e 2016, ocorreram 33 mortes no trânsito e, em 2017, 30. Ou seja, houve uma redução de 60% das vítimas fatais em acidentes”, explicou.

O diretor-presidente do OBSERVATÓRIO, José Aurelio Ramalho, parabenizou Sorocaba pela parceria. “Agradeço a Urbes por acreditar neste projeto. Sorocaba é uma cidade que vem realizando um ótimo trabalho e pratica o Maio Amarelo há décadas. Um exemplo é a sinalização que vemos pelas ruas da cidade. O resultado não poderia ser diferente”, ressaltou. Ele também chamou a atenção para a importância da conscientização das pessoas em respeitar as regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Está na mão da sociedade esta transformação e a mudança de comportamento no trânsito”, finalizou.

Sorocaba é o mais novo Município Laço Amarelo          

Sorocaba aproveitou o Movimento Maio Amarelo para tornar-se uma cidade participante do Programa Laço Amarelo, firmando dessa forma compromisso com a redução no número de acidentes de trânsito através de ações de educação e prevenção.

Com a adesão, Sorocaba passará a ter acesso a ferramentas de auto avaliação em segurança viária; conteúdos e materiais de comunicação; acesso a todo acervo de pesquisas, estudos e materiais do OBSERVATÓRIO e acesso ao SOMA (Sistema de Observação, Monitoramento e Ação), entre outras. O município também ganha espaço de divulgação no site e nas mídias sociais do Observatório e do Maio Amarelo, além de diversos órgãos de imprensa nacional e internacional.

Como parte da programação de Sorocaba, diversos veículos que fazem parte da frota de Sorocaba ganharam o adesivo do Maio Amarelo, entre veículos da Urbes, Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria da Saúde (SES), Detran, ônibus da Consor e da STU, Van Escolar e Táxi.

  

Fonte: ONSV