Carros consomem até 75% mais que indicado por montadoras
Carros consomem até 75% mais que indicado por montadoras
Dados apresentados por aplicativo que monitora uso indica discrepâncias entre números reais e oficiais das montadoras.
Carros europeus podem estar consumindo até 75% mais combustível do que os números oficiais divulgados pelas montadoras podem sugerir. O aplicativo Carly verificou em sua base de dados que de 2004 a 2016 as discrepâncias entre os números oficiais e os conseguidos no mundo real têm aumentado. A plataforma compila dados de abastecimentos e consumo de mais de um milhão de veículos no mundo todo,
A Carly descobriu que carros a diesel de 2016 têm consumo real até 75% mais alto que as cifras divulgadas pelas marcas. Isso faz com que motoristas que rodem cerca de 19 mil quilômetros por ano gastem até US$ 1.200 a mais em combustível do que o esperado apenas para abastecer o carro.
Segundo Avid Avini, um dos fundadores da Carly, a indústria automobilística enfrenta um conflito de interesses ao redor do consumo de combustível. “Ao longo dos anos as regulamentações exigem menos emissões de CO2. Mas os motoristas querem carros maiores e mais luxuosos”.
Cobertor curto
Para diminuir emissões, as montadoras tiveram que reduzir o consumo dos carros. Como os testes de homologação são feitos em laboratórios, eles têm dificuldades em reproduzir o uso real do carro. A discrepância é ainda maior se levado em consideração o estilo de dirigir de cada motorista e as condições de uso. A Carly detectou ainda que o consumo dos carros na vida real tem até aumentado.
A revelação da Carly vem só seis meses depois da União Europeia introduzir um novo tipo de testes de emissões. A intenção é justamente apresentar números mais reais. No entanto, os testes ainda não foram regulamentados totalmente. Eles só devem começar a ser adotados após agosto desse ano.
Fonte: ICarros